EducAção

A Universidade Corporativa do Lar Fabiano de Cristo

Patrono

No ano 2019 também foi escolhido o Patrono da Universidade Corporativa do LFC.

Não poderia ser outro, que não o sábio Carlos Juliano Torres Pastorino, homem das Letras, escritor, jornalista, teatrólogo, radialista, historiador, filólogo, filósofo, professor, poliglota, poeta.  Espírita e um dos fundadores do Lar Fabiano de Cristo. O grande sonho do Prof. Pastorino era criar uma Universidade Livre, para ensinar Sabedoria.



METODOLOGIA DA UC

Visando contribuir para a aprendizagem contínua dos colaboradores do Lar Fabiano de Cristo, a metodologia adotada na Universidade Corporativa é pautada no desenvolvimento e na potencialização de competências e aplica em suas estratégias os pressupostos teóricos do Construtivismo, aliados às Tecnologias da Informação e Comunicação.

Segundo Fernando Becker (1993), Construtivismo significa “a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação”.

Nesse sentido, as ações de aprendizagem realizadas pela Universidade EducAção apresentam estratégias e atividades alinhadas à realidade pessoal e profissional, por meio de desafios, perguntas, reflexões e problemas que estimulem os colaboradores não só a aprenderem algo novo, mas também a atribuírem novo significado ao que já conhecem e, sobretudo, a saberem colocar em prática as experiências e os conhecimentos construídos, trazendo soluções para a vida e o trabalho.

Todas as ações devem passar por dois tipos de avaliação:

Avaliação de Reação: visa obter informações sobre a ação ofertada, o que subsidiará o processo de melhoria contínua (aplicada ao fim da ação).

Avaliação de Eficácia: busca evidências do quanto as ações realizadas cumpriram os seus objetivos na prática (aplicada após seis meses).

Além dessas, grande parte das ações verificam a efetiva aprendizagem, por meio de avaliações teóricas e práticas.

Clique na seta abaixo à direita para continuar lendo.