EducAção

A Educação Corporativa do Lar Fabiano de Cristo

Metodologia

Visando contribuir para a aprendizagem contínua dos colaboradores do Lar Fabiano de Cristo, a metodologia adotada na Universidade Corporativa é pautada no desenvolvimento e na potencialização de competências e aplica em suas estratégias os pressupostos teóricos do Construtivismo, aliados às Tecnologias da Informação e Comunicação.

Segundo Fernando Becker (1993), Construtivismo significa “a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento.”.

Nesse sentido, as ações de aprendizagem realizadas pela Universidade EducAção apresentam estratégias e atividades alinhadas à realidade pessoal e profissional, por meio de desafios, perguntas, reflexões e problemas que estimulem os colaboradores não só a aprenderem algo novo, mas também a atribuírem novo significado ao que já conhecem e, sobretudo, a saberem colocar em prática as experiências e os conhecimentos construídos, trazendo soluções para a vida e o trabalho.

Todas as ações devem passar por dois tipos de avaliação:

Avaliação de Reação: visa obter informações sobre a ação ofertada, o que subsidiará o processo de melhoria contínua da Educação Corporativa (aplicada ao fim da ação).

Avaliação de Eficácia: busca evidências do quanto as ações realizadas cumpriram os seus objetivos na prática (aplicada após seis meses).

Além dessas, grande parte das ações verificam a efetiva aprendizagem, por meio de avaliações teóricas e práticas.

Clique na seta abaixo à direita para continuar lendo.